julho 24, 2007

Serás tu capaz?

De ouvir. E perceber.
Sem interpretar.
Aceitar que não sei.
Que posso não saber.
Porque nunca pensei nisso.
Porque não encontrei ainda uma resposta.
O facto é que não sei.
A razão não interessa.

No meio do meu silêncio,
Oiço grilos a cantar.
Não sei porquê. Nem me vou preocupar.
Serias capaz?
De ouvir o que digo
sem tentar ler o que estou a pensar?

O mundo teria muito a ganhar.
Se todos soubessemos ouvir,
em vez de tentar interpretar.
Se, no lugar de dissecar frases,
esmiúçar sílabas e tons de voz
para caberem no nosso microscopio interior
tivessemos a capacidade de crescer,
arranjar espaço,
deixar entrar as declarações dos outros como um todo. E aceitar.
Basicamente, se soubessemos ouvir.

Mas o meu mundo começa em mim.
E como eu gostava de o prolongar em ti.
Se me soubesses ouvir...

2 comentários:

Alexandre disse...

Eu acho que sei ouvir-te... e digo acho porque não costumo ter certezas, as «certezas» são para aqueles que de certeza não as têm ... as certezas!

Ouvir é uma bênção! O silêncio é uma dádiva, costumo dizer que compro o silêncio... o das palavras, que nunca o do pensamento!!!

Gostei do teu blog, das tuas palavras, dos teus pensamentos...

gata disse...

Gostei da tua visita Alexandre.